Alunos do Colégio Ativa visitam Fórum de São Miguel do Iguaçu

Um grupo de alunos do nono ano do Colégio Ativa visitou o fórum de São Miguel do Iguaçu na tarde desta terça-feira (2) para a realização de um trabalho escolar tendo por objeto o estudo a obra “O Processo”, do escritor alemão Franz Kafka.

Os alunos foram recepcionados pelos juízes da Comarca, Ministério Público e OAB, oportunidade em que conheceram os trabalhos do fórum da Comarca e interagiram com os profissionais do direito. “Foi uma oportunidade de apresentar as atividades forenses aos futuros profissionais, uma das alunas manifestou o desejo de ser juíza, isso é muito gratificante”, relatou o juiz criminal Dr. Ferdinando Scremin Neto.
Os alunos realizaram um julgamento simulado nas dependências do Tribunal do Júri.

O Processo é um romance de Franz Kafka, que conta a história de um bancário que é processado sem saber o motivo, este é Josef K.
O perfil de K. era de um funcionário exemplar, sendo que trabalhava num famoso banco e tinha um cargo de grande responsabilidade. Desempenhava sua função com muita dedicação, razão que o levou, em pouco tempo, a crescer na empresa. Na manhã em que completara 30 anos, Josef K. foi detido em seu próprio quarto por dois guardas, que tomaram o café que devia ter sido dele, e depois, sugeriram estarem sendo subornados. Neste momento inicia o pesadelo de Josef K., que foi detido sem ter feito mal algum. De principio, imaginava ser uma brincadeira de seus colegas de banco, pois não podia acreditar no que estava acontecendo.

Josef K. acreditava que todo o mal entendido seria esclarecido e ao ser convocado para um interrogatório viu a oportunidade de isto acontecer. Estava errado. Deparou-se com um inspetor rude e agressivo que o ameaçava e fazia chantagens. Contudo exigia esclarecimentos, porém inutilmente, já que nem o inspetor e nem os guardas sabiam sobre o motivo de sua detenção. A trama mostra as agruras do processo judicial e se traduz em importante reflexão para os alunos que neste ano concluem o ensino fundamental.