Dia Mundial da Religião

O Dia Mundial da Religião é comemorado anualmente em 21 de janeiro.

Esta data tem o objetivo de promover o respeito, a tolerância e o diálogo entre todas as diversas religiões existentes no mundo, que pregam como princípio a bondade.

A ideia da criação desta data teria ocorrido em dezembro de 1949, através de uma Assembleia Religiosa Nacional dos Baha’is, uma religião monoteísta fundada pelo líder Bahá’u’lláh, em meados do século XIX, na Pérsia.

A ideia é incentivar a convivência pacífica entre todas as diferentes ideologias religiosas e doutrinais, evitando a intolerância religiosa. Isso porque as questões religiosas sempre foram motivo para as piores guerras e conflitos que a humanidade já presenciou.

Assim, nesta mesma data, o Brasil comemora o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, como um reforço ao objetivo proposto pelo Dia Mundial da Religião.

De acordo com o preceito do Dia Mundial da Religião, não importa se a religião é monoteísta (acredita em um deus) ou politeísta (acredita em vários deuses e entidades), quase todas buscam em essência o mesmo objetivo: a paz e o respeito entre os seres humanos e a natureza.

Religiões mais populares no mundo
8º – Espiritismo (aproximadamente 13 milhões de adeptos)
7º – Judaísmo (aproximadamente 15 milhões de adeptos)
6º – Sikhismo (aproximadamente 20 milhões de adeptos)
5º – Budismo (aproximadamente 360 milhões de adeptos)
4º – Religião Tradicional Chinesa (aproximadamente 400 milhões de adeptos)
3º – Hinduísmo (aproximadamente 900 milhões de adeptos)
2º – Islamismo (aproximadamente 1,6 bilhões de adeptos)
1º – Cristianismo (aproximadamente 2,2 bilhões de adeptos).

Related Post